Rua São Miguel do Araguaia, 206

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CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS DO MÉTODO


9 passos que levam à autonomia do aluno

1.Chegada do aluno à unidade

O aluno chega à unidade, retira a pasta com o boletim de acompanhamento e a lição que resolverá em classe. Em seguida, entrega as lições de casa ao orientador ou auxiliar da unidade para que sejam corrigidas e recebe as lições do dia. Este é o primeiro passo para que o aluno tenha organização na unidade e desenvolva uma postura independente.


2.Anotar o tempo

O aluno deve anotar o horário de início e de término de cada lição realizada. O tempo é usado como parâmetro de avaliação da habilidade e domínio sobre aquele conteúdo. A marcação do tempo é importante para desenvolver concentração e responsabilidade no aluno.


3.Resolução do material didático

Após anotar o nome e o horário de início, o aluno resolve os exercícios do material didático de acordo com a meta estabelecida pelo orientador, levando-o a buscar novos desafios.


4.Autocorreção

Se houver erros na lição de casa, o aluno deverá corrigí-los até que tenha nota 100 em todas as folhas. Feitas as correções nas lições de casa, o aluno verifica se há correções para fazer nas lições feitas na unidade. Esse processo se repete até que ele fique com nota 100 em todas as folhas do material didático. A autocorreção do material didático desenvolve no aluno a capacidade de aprender com os próprios erros.


5.Correção da lição

O aluno entrega a lição do dia para o orientador ou auxiliar fazer a correção. Enquanto isso, verifica se há correções para fazer na lição feita em casa.


6.Nota 100

100 é a nota máxima do Kumon. Cada folha do material didático deverá ter um círculo (símbolo da perfeição) e a nota 100, significando 100% de acerto e assimilação do conteúdo.


7.Registro das Notas

O passo seguinte é fazer com que o aluno passe suas próprias notas no boletim. Dessa forma, pode, por conta própria, analisar como foi seu desempenho no material estudado e também estará desenvolvendo o senso de responsabilidade e de organização.


8.Leitura em voz alta

A leitura em voz alta pode ser feita em todas as aulas. A sua realização dependerá da disciplina, do estágio em que se encontra o aluno, do tempo de curso, entre outros fatores. Para os alunos dos cursos de Português, também faz parte da Rotina de Aula a leitura de livros da Bibliografia Recomendada do Kumon.


9.Feedback

No Kumon, ao final de cada aula, o orientador realiza o feedback, ou seja, comunica ao aluno a avaliação da lição do dia e a previsão das lições até a próxima aula, explicando, por exemplo, a meta de tempo e acertos para que o aluno possa avançar para o próximo bloco, deixando claro para ele os critérios de avanço.
O feedback permite ao aluno participar ativamente do próprio desenvolvimento, aumentando sua conscientização e o seu comprometimento
Ele é indispensável no nosso trabalho de desenvolver uma orientação individualizada que respeita o potencial e as metas de cada aluno. Essa prática desenvolve no aluno a capacidade de auto-avaliação.