Rua São Miguel do Araguaia, 206

Rua São Miguel do Araguaia, 206

KUMON PARA PRÉ-ESCOLARES


COMO É A ALFABETIZAÇÃO PELO MÉTODO KUMON?

Por que é preciso ler? As respostas são muitas, mas para melhor ilustrar a necessidade da leitura, o escritor e cartunista Ziraldo, velho conhecido das crianças, diz: “Quem não lê, só sabe o que lhe contam”.
Já imaginou como seria o mundo sem as palavras, sem livros, revistas e jornais, sem registro dos acontecimentos e sem informação? Grande parte dos conhecimentos adquiridos pelo ser humano, aqueles que ultrapassam culturas e gerações, é compartilhada pela da leitura.
Por esse motivo que o objetivo do método Kumon de Português é promover o hábito da leitura. Durante o curso, o aluno desenvolve seu autodidatismo, buscando a autoinstrução e, dessa forma, promove o conhecimento por meio da leitura. Ler permite compreender melhor o mundo, ter mais respeito pelo outro e torna a pessoa mais feliz, pois muitas vezes em um livro se encontra alguém que sente o mesmo que você naquele momento.
A alfabetização pelo método Kumon é a oportunidade de oferecer a leitura às crianças por um processo muito natural de associação de imagens, sons e palavras.
Durante os primeiros anos de vida, o ser humano se torna apto a ouvir, a falar, a ler e a escrever e, geralmente, as etapas se intercalam nessa ordem. O Kumon alfabetiza priorizando a habilidade de leitura, seguida da habilidade de escrita, e pode atender crianças a partir do momento em que elas conseguem segurar um lápis e falar. Até mesmo a letra escolhida tem o objetivo de auxiliar no processo de alfabetização.
O material oferecido é rico em associações de figuras e palavras, e sua utilização é estratégica. Tem o objetivo de trabalhar a Consciência Fonológica, ou seja, as palavras são lidas inteiras, permitindo que a criança pense no que lê.

 

O desenho está disponível para consulta, caso a criança necessite, mas ela sempre fala olhando para a palavra e, aos poucos, passa a reconhecer as palavras como imagens também, começando a perceber a lógica que existe em sua formação.
Quando um pai matricula seu filho no Kumon, seus maiores interesses são focados no desenvolvimento da capacidade de leitura, ortografia ou interpretação de textos. Gradativamente, cada uma dessas habilidades é incorporada no dia-a-dia do aluno, em cada etapa do processo de alfabetização e, para nós, é importante que os pais conheçam o Método, para que a criança seja beneficiada ao máximo.
No estágio 4 A, em que o enunciado diz: “Vamos ver o que está desenhado”, a criança é orientada a observar o desenho.
O mais importante ali é que pense imediatamente numa coruja. E, ao olhar a segunda imagem, pense logo em um jacaré.
No próximo exercício, o enunciado diz: “Vamos ler”, e os olhinhos da criança são direcionados para a palavra, apontando com uma caneta ou o dedo. Se a criança ainda não sabe ler, ela vai pensar: “Não sei o que está escrito aqui, mas vou olhar para a figura”. Ela consulta a figura da coruja colocada ao lado esquerdo da palavra e responde “Coruja!”.
E depois vem uma perguntinha, como “O que a coruja esta fazendo? O que será que ela faz?”. O material é resolvido trabalhando a interação com a criança.
Nesse processo, há dois pontos importantes: que ela fale sempre olhando para a palavra, e que, ao falar coruja, passe a reconhecer que as duas palavras têm algo em comum, ou seja, o pedacinho, ´ja´. Há um trabalho de raciocínio lógico nessa etapa, que é reforçado com a leitura em voz alta. Esse é apenas um exemplo de uma pequena parte do material. Durante todo o processo de aprendizado a criança é estimulada e são feitas revisões do material até que a criança reconheça a imagem da palavra, associando-a com o som. Essas revisões variam de aluno para aluno, mas são suficientes para formar uma criança capaz de pensar na palavra antes de ler.
Estando alfabetizada, ela avança para a leitura de frases, e depois para pequenos trechos. O importante é que não soletre nem silabe. Tudo é focado na leitura, mas ao traçar as palavras, ela está se preparando para usar a letra cursiva que será ensinada na escola, e esse aprendizado transcorrerá sem dificuldades.
Todo material realizado na unidade Kumon é lido em voz alta para o orientador ou auxiliar, de forma que a criança possa ser motivada, avaliada, direcionada ou o que mais for necessário.
A próxima etapa são as Pequenas Histórias. São textos engraçados, com desenhos que ilustram exatamente o que está sendo relatado. A leitura acontece naturalmente e os verbos como, “escondeu-se”, são assimilados pela criança sem a necessidade de que nenhuma regra gramatical seja ensinada, apenas entendendo o significado das palavras.
Nessa etapa, ela passa a vivenciar nos textos travessões, pontos de exclamação e de interrogação. Sabe por quê? É que a “interpretação”de um texto é demonstrada na entonação e na fluência. Ao ler com entonação, a criança demonstra que entende o que lê.
Está pronta para começar a escrever sem passar por cima da palavra pronta. E, naturalmente, assimilará o processo de escrita pela observação de palavras e frases, avançando para textos maiores e se tornando capaz de ler textos mais complexos, até mesmo aqueles que são indicados para turmas além de sua série escolar.
A alfabetização se completa pela da leitura em voz alta de livros selecionados para cada faixa etária. A evolução de conteúdos acompanha o avanço no material didático. O Kumon disponibiliza para leitura mais de 200 títulos de livros. Eles são introduzidos à rotina do aluno de forma gradativa, desenvolvendo o gosto pela leitura e a capacidade de entender o que se lê. Para quem ainda não conhece, o convite está feito.
Venha até o Kumon mais próximo e saiba mais sobre  o  método Kumon de Língua Pátria.