Rua São Miguel do Araguaia, 206

Rua São Miguel do Araguaia, 206

ROTINA



Na realidade, a rotina é importante em nossas vidas desde que nascemos. Pediatras e psicólogos afirmam que para que os bebês se sintam seguros é necessário que as pessoas que cuidam deles estabeleçam uma rotina diária, ou seja, que o banho, a amamentação, etc., sempre se façam seguindo a mesma ordem e, se possível, os mesmos horários. A incerteza, ou seja, o não saber o que vem “depois de”, pode criar ansiedade nos bebês.

O mesmo ocorre com as crianças que freqüentam a pré-escola. Em geral, o professor define rotinas para que as crianças se acostumem e se preparem para o que vem a seguir. Assim, por exemplo, no início da aula há uma atividade musical (canção) com a qual todo mundo se saúda, em seguida, todos olham pela janela e verificam que clima está fazendo para então apontá-lo em um quadro especial. Antes de comer todos sabem que vão ao toilet para lavar as mãos e assim sucessivamente durante todo o dia. Essa seqüência permite que alunos e professores tenham um código comum de entendimento.

E o que dizer da vida adulta? Um esportista, um escritor, um músico deverá seguir uma rotina diária para então destacar-se naquilo que faz. E devemos esclarecer que a rotina não é contrária à criatividade. Se contarmos com uma programação diária seremos mais organizados, desperdiçaremos menos tempo com detalhes e teremos espaço para inovar e nos sobressair. Como dizem os escritores e os artistas, “quando chegar a inspiração, que nos pegue sempre trabalhando”.

Os alunos no Kumon já sabem: ao se acostumar com a “rotina de aula” terão desenvolvido maior independência e autoconfiança. Essas características se refletirão na sua postura diante dos estudos e em outras atividades. O aluno passará a pensar antes de perguntar, buscará a resposta em livros, artigos de revistas, trabalhará de forma autônoma e, em pouco tempo, transferirá este aprendizado para as atividades do seu dia-a-dia.

Como conseqüência, mais do que aquisição do conhecimento, terão criado habilidades que serão determinantes para torná-los cidadãos mais conscientes de seus atos, mais seguros e felizes.