Rua São Miguel do Araguaia, 206

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OUVINDO AS CRIANÇAS


    No Kumon, nossa missão é desenvolver o máximo potencial de cada aluno. E, para tanto, a programação de material exclusiva e o estudo com metas são formas de atingirmos os conteúdos necessários para cada um.
Nesse processo diário de estudos, ouvir as crianças é de extrema importância.
Na rotina que acontece na unidade, temos um momento que chamamos de feedback, no qual fazemos uma avaliação para que  o aluno fique ciente do seu desempenho no dia e para que receba a previsão de estudos para os dias seguintes.
Neste momento, além de nós orientadores darmos um retorno para o aluno, também o ouvimos. 
A fim de que as metas dos estudantes não sejam somente metas dos educadores, já prontas e traçadas pelos mesmos, procuramos ouvir o aluno, sentir suas dificuldades e vontades, objetivando definir metas que sejam NOSSAS, que sejam compartilhadas, para que ambos, alunos e educadores, tenham em vista o mesmo ponto de chegada, batalhando para chegar lá de forma colaborativa.
A cada dia, procuro conversar com cada aluno e sentir o momento de cada um, incentivando-os em prol de seus objetivos. 
Em entrevista à Revista Educação, Manuel Jacinto Sarmento, diretor do Centro de Educação da Universidade do Minho, em Portugal , afirma que ´A participação da criança na sociedade é um elemento novo que está expresso no documento A Convenção sobre os Direitos da Criança, das Nações Unidas, de 1989, em que se consagrou a ideia de que a criança não pode ser ignorada em sua opinião sobre os aspectos que lhe dizem respeito, atendendo à capacidade que ela tem de exprimir a própria opinião. Sua participação social significa que o conhecimento que ela tem deve ter voz, deve ser auscultada e deve ter efeito, ou seja, influenciar seu modo de vida. 
Assim, ouvir as crianças e aplicar o que elas nos dizem é relevante para o desenvolvimento de todos, incluindo nós adultos, que podemos aprender muito com elas!