Rua São Miguel do Araguaia, 206

Rua São Miguel do Araguaia, 206

Novos métodos de estudo estimulam vestibulandos


Por: Terra
Diferentes métodos de estudos e concentração podem ser úteis aos estudantes que se preparam para encarar o vestibular. Mesmo que não sejam voltados especificamente para os processos seletivos das universidades, programas como o Kumon e o Supera acabam se tornando aliados de seus alunos nessa etapa da vida estudantil. Focado no aprendizado autodidata, no ensino individualizado e no estudo concentrado, o Método Kumon é frequentemente usado por pré-vestibulandos.

Conforme Adriana Pinheiro Tomaz, chefe de orientação do Kumon, os alunos aprendem a deduzir e entender as fórmulas e não apenas decorá-las - e esse trabalho é realizado de maneira individualizada, no ritmo de cada um. "No vestibular, concentração e tranquilidade são fatores muito importantes, assim como capacidade de leitura. Aprender a estudar por si mesmo, responsabilizando-se por seu aprendizado, é algo fundamental para ser capaz não só de ser aprovado em um vestibular, mas de continuar os estudos adquirindo cada vez mais conhecimento. No caso de preparar-se para os vestibulares, é normal que seus estudos sejam realizados de maneira mais intensiva, o que é decidido juntamente com o orientador", diz.

Com metodologia desenvolvida a partir de exercícios de lógica, de jogos e da prática de cálculos do ábaco, o Método Supera é um curso que se propõe a desenvolver o cérebro, potencializando a capacidade cognitiva das pessoas. Segundo Antonio Carlos Guarini Perpétuo, presidente e criador do Supera, o método se diferencia dos outros porque não ministra conteúdos curriculares, mas utiliza ferramentas pedagógicas que desenvolvem competências fundamentais, proporcionando aos alunos melhor desempenho na vida escolar, profissional e pessoal. "Com o Supera, o aluno aumenta a capacidade de aprendizado, otimizando o desempenho durante as aulas e estudos diários, absorvendo e retendo uma quantidade maior de conteúdo. 

Com a autoconfiança, concentração e o raciocínio mais desenvolvido e rápido, durante as provas resolverá, em menor tempo, um maior número de questões complexas. Importante ressaltar que esses benefícios ocorrem em todas as áreas do conhecimento, não apenas em exatas", afirma. Ele diz ainda que não há um programa específico para vestibulandos e concurseiros, mas que os alunos são orientados a ter maior dedicação para que os benefícios sejam sentidos mais rapidamente.

Aluna do curso de licenciatura em Matemática da Universidade de São Paulo, Ligia Camargo dos Santos, 18 anos, viu seu nome em quatro listões de universidades públicas neste ano . Ela conta que durante a preparação, estudava de três a quatro horas por dia, revendo os conteúdos das aulas que eu tinha assistido no mesmo dia, evitando acúmulos de conteúdos.  

Aluna de Matemática, Português e Inglês do Kumon, ela diz que o método a ajudou a ter disciplina nos estudos, além de realizar revisões periódicas dos conteúdos. "Para quem está competindo por uma vaga em uma boa instituição de ensino superior, recomendo disciplina e organização nos estudos, além de revisões periódicas dos conteúdos que os vestibulares exigem", indica.